quarta-feira, 24 de março de 2010

RISCOS, ESCOLHAS E VALORES

Ris.co - sm (ital rischio) Possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa.

Es.co.lher - (lat excolligere) vtd 1 Separar segundo qualidade, tamanho, cor etc.; Escolha entre estes e aqueles.

Va.lor - Caráter dos seres pelo qual são mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo.8 Talento. 9 Coragem, esforço de ânimo, intrepidez, valentia. 10 Paciência, resignação. 11 Merecimento, préstimo, valia. Psicol: apreciação subjetiva, que revela as preferências pessoais de cada pessoa, segundo suas tendências e influências sociais a que está submetida; b) em Filosofia, designa os julgamentos não diretamente procedentes da experiência, ou de elaboração pessoal, em oposição aos julgamentos de realidade, próprios do conhecimento objetivo, ou da ciência
===================================================================

Estas definições estão no dicionário Michaelis e intrisecamente no código BUSHIDO e vivenciamos com estas questões diariamemente nas artes marciais e nas nossas vidas.

Em um passado distante o "Risco" do guerreiro era situação de morte.
Hoje podemos considerar um mate ou uma contusão, porém este caminho marcial nos prepara para a vida dentro e fora dos tatames, o conhecimento marcial nos faz ser analistas cuidadosos, com um repertório muito amplo para as tomadas de desisões ou escolhas que se suportam em nossos valores (honestidade, justiça. coragem, humildade), com isso nos tornado mais preparados para as batalhas da vida.

Com essa reflexão, gostaria de deixar uma frase:

"Nunca deixe se levar por situações quem não vão de encontro com os seus valores"

O universo dará conta de te valorizar e te mostrar novas possibilidades.

Juliano

Nenhum comentário: